ISB Brasil apresenta resultados da pesquisa realizada para o Troféu Pinhão de Ouro 2021

Na oportunidade, o Instituto também entregou a pesquisa Insights Brasil

O Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil) apresentou, na última semana, os resultados detalhados oriundos da pesquisa realizada para coletar os votos para o Prêmio Pinhão de Ouro 2021. O evento foi exclusivo para associados e contou com a participação de profissionais de seguradoras, corretoras e assessorias das áreas de benefícios.

Os objetivos da pesquisa foram muito além da premiação do Pinhão de Ouro. De caráter qualitativo, ela buscou traçar um panorama da percepção do entrevistado com cada empresa citada, trazendo características de sua performance comercial ou organizacional. A metodologia com abordagem pessoal via telefone, com questionário estruturado e com questões abertas (respostas espontâneas), coletou informações de qualidade das seguradoras e operadoras, tais como Atendimento Comercial; Regulação de Sinistro; Portfólio de Produtos; Preços; Emissão de Apólice e Adequação e Inovação.

 

 

 

InSights Brasil

 

Na oportunidade, o ISB Brasil disponibilizou também a pesquisa InSights Brasil, um trabalho inovador e disruptivo para o mercado de segurou, realizado com mais de 500 empresas brasileiras e com o objetivo de apresentar um panorama completo sobre o mercado de benefícios. O estudo trouxe a percepção das empresas sobre temas relacionados aos produtos de Seguro de Vida, Planos de Saúde e Planos Odontológicos, tais como A Presença dos Benefícios nas Empresas; Avaliação dos Gestores de RH em Relação aos Benefícios; Processo de Contratação dos Benefícios; Impacto da Pandemia no Setor de Benefícios e o Relacionamento com os Fornecedores, Operadoras, Empresas Corretoras de Seguros e Profissionais Corretores de Seguros.

100% dos participantes da pesquisa são responsáveis pela contratação de benefícios dentro da empresa, sendo 82% gestores de RH e os demais nas áreas administrativas, diretoria, etc.  O porte das empresas foi divido entre até 100 funcionários, até 499 funcionários e acima de 500 funcionários, representando 39%, 38% e 23% dos entrevistados, respectivamente.

Entre os resultados da pesquisa, o nível de satisfação com os serviços prestados pelos fornecedores representa: Seguro de Vida 85,7%; Planos de Saúde 83%; Plano Odontológico 79,5%.

O relacionamento com os corretores também foi um dos destaque, trazendo questionamentos como: “O corretor / consultor é essencial no processo de contratação de  um fornecedor de benefícios?” ou então “A participação de um corretor/ consultor não onera o custo dos benefícios contratados?”

O impacto da pandemia nas revisões de contratos de benefícios é um dos temas abordados no estudo.

Essa é uma pequena amostra dos resultados, o estudo completo  foi entregue aos associados do ISB Brasil.