Fundado em 09 de julho de 1984, ao longo de sua história o ISB Brasil – Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (inicialmente conhecido como Clusvip/PR e posteriormente CVG/PR) sempre desempenhou um papel fundamental para o desenvolvimento do mercado de seguros do Brasil.
Nestes 40 anos, a entidade tem passado por fases distintas, buscando atuar acompanhando as tendências e mudanças do mercado.

 

1984/1985 – Luiz Alberto Machado Pedroso (in memoriam)

 

A primeira delas, de 1984 a 1986, foi a fase de fundação, organização e divulgação da entidade, cumprida pela primeira diretoria do clube, sob a presidência de Luiz Alberto Machado Pedroso.

1986/1988 – Walter Nestlehner (in memoriam)

 

A segunda fase, de 1986 a 1988, foi o período de estruturação do clube, quando alugou imóvel para sua sede, adquiriu móveis e equipamentos para o funcionamento independente. Realizou cursos, seminários e painéis de debates, tendo Walter Nestlehner como presidente.

1988/1989 – Paulo Antônio Eckhardt

 

A terceira diretoria assumiu em julho de 1988, e deu continuidade ao trabalho de divulgação da entidade, procurando prestar serviço ao mercado, dando informações das normas e medidas que alteravam o Vida em Grupo. Participou ativamente do Congresso Nacional dos Corretores de Seguros, realizado em Foz do Iguaçu, em outubro de 1989, quando distribuiu livreto contendo as Normas Técnicas do Seguro de Vida e suas atualizações.

 

1989/1991 – Armindo Kieffer Moreira (in memoriam)

 

 

Em novembro de 1989, por impedimento estatutário do então presidente, Paulo Antônio Eckhardt que se desligou da empresa em que trabalhava para dedicar-se a sua corretora de seguros, Armindo Kieffer Moreira assumiu terminado o mandato como presidente.

A quarta diretoria foi empossada em julho de 1990, após ter vencido a única eleição do clube tendo duas chapas como concorrentes. A chapa vencedora, presidida por Armindo Moreira, obteve 70% dos votos, e conseguiu trazer elementos chaves da chapa concorrente para trabalhar junto com a nova diretoria do clube. Marcaram esta gestão a participação na Feira de Seguros do II ECOS, em novembro de 1990, em Curitiba, e do III ECOS, em abril de 1992, em Maringá.

 

1992/1993 – José Amilton Chemin

 

A quinta diretoria assumiu em julho de 1992, e trabalhou com responsabilidade para manter o prestígio do clube. Foi um período de muitas mudanças para o mercado, com a Circular 17/92, publicada pela Susep em Diário Oficial da União em 20 de julho de 1992, e que entraria em vigor a partir de 14 de janeiro de 1993. O Clube, presidido por José Amilton Chemin, teve papel fundamental na divulgação e esclarecimento das novas regras para o mercado.

1994/1995 – Mário Panini

 

Em 1994, Mario Panini assumiu a presidência, em um momento em que o clube passava por muitas dificuldades. Mesmo assim, o então Clusvip, mesmo com sérias restrições orçamentárias, realizou cursos e palestras para o mercado.

1996/1997 – Renato Bechara Amim (in memoriam)

 

A sétima diretoria assumiu encabeçada por Renato Bechara Amim. Bem dentro do seu estilo, Bechara, juntamente com sua diretoria, promoveu uma guinada no clube, visando fortalecer a entidade. Foi um período de total reestruturação e organização.

1998/2001 – Dirceu Werneck de Capistrano (in memoriam)

 

Dirceu Werneck de Capistrano assumiu em 1998, a entidade muda seu nome para CVG/PR, uniformizando sua denominação com as demais existentes no país. Extremamente dinâmico, Dirceu começou a inserir o CVG/PR no circuito de eventos do mercado, promovendo eventos em conjunto com o Sindiseg/PR, o Sincor/PR e a Funenseg. Desta forma, o CVG/PR começou a ganhar corpo, força e influência dentro do mercado de seguros do Paraná. O CVG/PR começou, também, a promover almoços com o mercado, que inicialmente eram apenas de confraternização, mas logo começaram a ser técnicos, com a participação de palestrantes convidados para debater temas ligados ao segmento de seguro de Vida e Benefícios.

2001/2004 – José Carlos de Almeida (in memoriam)

 

Capistrano permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos, sendo substituído pelo José Carlos de Almeida, que manteve o mesmo nível de qualidade e quantidade de atividades do CVG/PR, promovendo cursos, reuniões, almoços e palestras de alto nível para os profissionais do mercado de seguros do Paraná. A gestão de José Carlos de Almeida foi até o final de 2004.

2005/2008 – Silvio Antônio de Azevedo Pereira

 

Silvio Antonio de Azevedo Pereira assumiu a Presidência do CVG/PR em 2005 permanecendo no cargo por 2 mandatos até o final de 2008. A gestão do Silvio Pereira adotou um estilo mais participativo de conduzir o Clube.

Dentre as suas principais realizações podemos citar a implementação de um planejamento financeiro, com adoção de orçamento visando maior controle e equilíbrio das contas. Implantou também a cobrança das mensalidades através de boleto bancário, sistema mais barato, ágil, seguro e eficiente.

Silvio Pereira criou ainda a figura da assessoria jurídica no CVG/PR e abriu a possibilidade de associação aos corretores de seguros PJ, na intenção de oportunizar maior participação do mercado nos eventos do CVG/PR.

Realizou diversos Fóruns de Debates, alguns em parceria com a Funenseg e o Sindiseg, trazendo personalidades de renome dos grandes centros do mercado segurador. Instituiu o troféu Pinhão de Ouro, como forma de homenagear aqueles que mais contribuem para com o mercado de seguros de pessoas no estado do Paraná e por fim criou o site do CVG/PR.

2009/2012 – Paulo César Ferreira de Castro (in memoriam)

 

Em 2009 assume a presidência da instituição Paulo César Ferreira de Castro, que permanece em seu comando também por 2 mandatos, até o final de 2012.

Paulo Castro destacou-se por desenvolver um trabalho muito forte de aproximação do CVG/PR com os CVGs dos outros estados. Prova disto é que os eventos dos CVGs passaram a ser freqüentados pelos co-irmãos dos outros estados da Federação. Inclusive vários projetos foram realizados em conjunto e em parceria com os demais CVGs.

Em 2011, por iniciativa de Paulo Castro, acontece no Rio de Janeiro a 1ª reunião dos Presidentes dos CVGs, com a presença dos presidentes dos CVGs dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Outro ponto a ser destacado na gestão de Paulo Castro é o grande salto dado no número de associados do CVG/PR, com destaque a participação crescente dos corretores de seguros.

Além de questões administrativas e revitalização do site do CVG/PR, cabe destacar ainda a criação do Banco de Talentos, instrumento que disponibilizou ao mercado um banco de dados contendo os currículos dos profissionais disponíveis.

Outra providência adotada na gestão de Paulo Castro foi a compra de um consórcio de imóveis em nome do CVG/PR, visando a aquisição do imóvel próprio.

Talvez o ponto culminante da gestão de Paulo Castro tenha sido trazer ao Paraná o Sr. Luciano Portal Santanna, Superintendente da SUSEP, para falar sobre o plano de trabalho que seria desenvolvido pelo mesmo à frente da Susep.

2013/2017 – David Novloski

 

Em 2013, David Novloski assume a presidência, permanecendo no comando até final de 2017. Neste período, o CVG-PR se destacou por promover uma série de eventos e iniciativas que fortaleceram o mercado de seguros. Logo no primeiro ano da gestão, em 2013, iniciou o programa “Bom Dia CVG-PR”, que ao longo dos anos reuniu centenas de participantes para acompanharem palestras com os mais variados temas, como “Motivação para o Sucesso”, “Mercado da Odontologia”, “O Simples Nacional e o Mercado Segurador”, “Vendas de Seguros de Pessoas – Planejamento e Atitudes Vencedoras” etc. Além disso, a gestão demonstrou seu compromisso social ao doar alimentos arrecadados para instituições sociais.

Em 2014, o CVG-PR celebrou seu 30º aniversário com um almoço comemorativo, homenageando ex-presidentes e personalidades do mercado. Nesse ano, também apoiou o evento beneficente “Jogo do Bem”, seguiu promovendo palestras sobre temas relevantes para o mercado de seguros e recebeu o Troféu HERMES 2014 pelos seus 30 Anos.

Em 2016 inaugurou sua sede própria, celebrada com um evento que contou com a presença de diversas autoridades do Paraná e Brasil, entre eles Minas Mardirossian, fundador do CVG-RS; João Gilberto Possiede, então presidente do SINDSEG-PR/MS; José Antônio de Castro, presidente do SINCOR-PR no período e Felix Barboni, presidente do SINDSECUR, além dos ex-presidentes do CVG-PR, Paulo Castro, Silvio Pereira, Paulo Eckhardt, José Carlos de Almeida e José Amilton Chemin.

Ao longo da gestão, o CVG-PR continuou expandindo suas atividades, organizando palestras educativas e fortalecendo parcerias com outras entidades do setor, como o Sindseg-SC, CVG-SP e CVG-RJ. Em 2017, em uma ação de responsabilidade social, promoveu a palestra “Monólogo Rosa versão 2017, com Joceli Pereira” para conscientizar sobre o câncer de mama e arrecadou doações para a Associação Amigas da Mama. Essas atividades demonstram o compromisso contínuo do CVG-PR com a educação, integração e responsabilidade social no mercado de seguros.

2018/2020 – César Heli de Oliveira

 

Em 2018, César Heli de Oliveira assumiu a presidência da instituição, permanecendo no cargo até junho de 2020. Sua gestão foi marcada pelo reposicionamento do Instituto, que mudou seu nome de CVG-PR para Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil), com aprovação de 95% dos presentes na Assembleia Geral. Essa mudança refletiu as novas diretrizes do Instituto, baseadas em inovação, pesquisa e geração de conhecimento.
A gestão contou com uma série de eventos “provocativos”, que trouxeram palestrantes de fora do “mundo dos seguros” para criar uma ponte entre o mercado segurador e as diversas oportunidades no ambiente corporativo. Destaque para as palestras de Celso Cavallini e Allan Costa, que tiveram grande aceitação do público, além de um debate com personalidades e especialistas do setor sobre “Como a Tecnologia está Transformando o Mercado de Seguros”.
Nesse período, o ISB Brasil também firmou uma parceria com a FAE Centro Universitário para buscar soluções acadêmicas para as demandas do mercado de seguros. Além disso, lançou, junto à ISAE Escola de Negócios, o Programa de Inovação e Soluções Corporativas. Em 2019, foi lançada a “Biblioteca Digital” do ISB Brasil, oferecendo artigos, pesquisas e conteúdos exclusivos aos associados.

Na sua 14ª edição, o “Troféu Pinhão de Ouro 2018” inovou com uma nova metodologia de coleta de dados, realizada por uma empresa independente, aumentando a confiabilidade e transparência dos resultados. Além dos vencedores, a pesquisa incluiu um estudo qualitativo sobre as seguradoras no Paraná, abordando temas como atendimento comercial, portfólio de produtos, campanhas de vendas e remuneração. As seguradoras associadas ao ISB Brasil receberam essa análise, permitindo uma compreensão aprofundada da percepção do mercado sobre sua performance comercial e organizacional.
A edição de 2019 do “Troféu Pinhão de Ouro” introduziu a pesquisa nacional para a categoria “Empresa Seguradora de Vida Brasil” e lançou o “Troféu Pinhão do Bem”, um leilão beneficente realizado durante a premiação para arrecadar fundos para instituições sociais. Em sua primeira edição, o Pinhão do Bem arrecadou mais de R$ 21.000,00.

2020/2022 – Joceli Pereira

 

Em julho 2020, Joceli Pereira tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência do ISB Brasil, permanecendo no cargo até o final de 2022. Um dos primeiros desafios de sua gestão foi dar continuidade às ações do Instituto em meio à pandemia de COVID-19. Durante esse período, inicialmente, o ISB Brasil atuou dando visibilidade ao posicionamento das seguradoras em relação aos sinistros decorrentes da pandemia, além de promover campanhas de incentivo ao isolamento consciente.
Ainda em 2020, durante a pandemia, o Instituto lançou a “Quinta com Benefícios”, um projeto para aproximar profissionais renomados para dialogarem sobre temas relevantes para o mercado de seguros. Entre 2020 e 2021, o projeto realizou 17 edições virtuais, com mais de 30 profissionais compartilhando seus conhecimentos sobre temas como transformação digital, planos de saúde e odontológicos, inovação, disrupção, vida e previdência, LGPD e inteligência artificial. Um destaque foi a edição “Quinta com Benefícios – De volta pra casa – Parte 2”, com Altevir Prado, que obteve mais de 8 mil visualizações no YouTube.
No início de 2021, o ISB Brasil criou o “Comitê de Estudos LGPD e Resolução 382” para analisar os impactos da Resolução CNSP n.º 382/2020 no mercado segurador. Os resultados foram apresentados em março do mesmo ano, analisando o normativo e acompanhando as movimentações relacionadas, como projetos de lei, processos judiciais e instruções de órgãos reguladores.
Ainda em 2021, foi apresentada a pesquisa “Insights Brasil”, realizada com mais de 500 empresas brasileiras, oferecendo um panorama completo sobre o mercado de benefícios. O estudo abordou temas como a presença de benefícios nas empresas, avaliação dos gestores de RH, processo de contratação, impacto da pandemia e relacionamento com fornecedores. Cada empresa associada recebeu um exemplar do estudo.
O projeto “Opinião de Valor” também foi lançado em 2021, trazendo especialistas para discutir temas relacionados à saúde para corretores e seguradoras.
Devido à pandemia, as edições de 2020 e 2021 do “Troféu Pinhão de Ouro” foram realizadas no formato drive-in, seguindo todas as orientações de segurança, como distanciamento social. A abordagem tecnológica e nostálgica do evento permitiu que a premiação encantasse os presentes e reconhecesse os profissionais do mercado, mesmo diante das adversidades que o momento trazia.
Em 2022, no último ano da gestão de Joceli, as “Quintas com Benefícios” retornaram ao formato presencial, reunindo centenas de participantes. A 18ª edição do “Troféu Pinhão de Ouro” também voltou ao formato presencial, realizada no Castelo do Batel, com aproximadamente 400 convidados e 16 categorias premiadas. Destaque para as novas categorias “Corretora de Benefícios” e “Seguradora de Benefícios Brasil”, com premiações para os três primeiros colocados.
A gestão de Joceli foi marcada ainda pela aproximação com outras entidades de seguros no Paraná e no Brasil, fortalecendo a ação institucional e aproximando diferentes agentes do setor. Um exemplo foi o Encontro das Lideranças das Entidades do Mercado de Seguros do Paraná, iniciativa que busca dialogar sobre temas relevantes da atividade de seguros, suas tendências e o posicionamento das instituições e profissionais.   

2023/2024 – Paula Eckhardt

 

No início de janeiro de 2023, Paula Eckhardt assumiu a presidência do ISB Brasil, tornando-se a segunda mulher a ocupar este cargo. Sua gestão, que se estende até os dias de hoje, foi marcada por uma significativa expansão das atividades do Instituto, incluindo a criação da Diretoria de Auto Re/RC, Transportes e Riscos Financeiros visando desenvolver a cultura de seguros em outros segmentos. Com essa mudança estratégica, o ISB Brasil passou a oferecer atividades voltadas para todos os ramos do setor, refletindo seu compromisso em fomentar a cultura de seguros de forma abrangente. Essa transformação também se refletiu no Troféu Pinhão de Ouro, que passou a incluir as categorias de corretora e seguradora multirrisco.

Durante a atual gestão, aconteceu também o fortalecimento das diretorias de Expansão do Quadro Associativo e Inovação e Tecnologia, o que resultou em um crescimento significativo nas redes sociais e no número de associados. Houve uma forte atuação na mídia especializada e em podcasts, além do lançamento da Newsletter ISB Brasil, que passou a ser enviada mensalmente, dando visibilidade às notícias do mercado, às ações do Instituto e às realizações dos associados. Entre 2023 e 2024, foram realizadas nove edições do evento “Quintas com Benefícios”, tanto presenciais quanto virtuais, reunindo centenas de participantes para debater temas como Learning Agility, Oportunidades, Riscos e Responsabilidades do Corretor de Seguros, Síndrome de Burnout, Cancelamento de Planos de Saúde, além de tópicos como saúde física, mental e financeira.

Em 2023, outro marco foi a realização do “Opinião de Valor – Gerenciamento de Riscos”, dividido em três módulos, abordando “Gerenciamento de Riscos – Property”, “Gerenciamento de Riscos – Benefícios” e “Gerenciamento de Riscos – Sinistros”. Esse projeto demonstrou uma abordagem inovadora e consistente, contribuindo não apenas para soluções imediatas, mas também para a capacitação e desenvolvimento contínuo do mercado de seguros.

A gestão de Paula também segue com uma forte ação institucional e integração com seguradoras parceiras, além de diversos encontros entre lideranças de outras instituições do país. A responsabilidade social permanece incluída nas ações do ISB Brasil, que vem levantando doações expressivas durante o Pinhão de Ouro (com o Troféu Pinhão do Bem) e apoiando campanhas de arrecadação e conscientização, como as mais recentes “SOS RS Chuvas” e “Minha Vida Protegida”

Obs: citamos as gestões mencionando seus presidentes apenas como referência. Há que se ressaltar o belo trabalho de todos os profissionais que fizeram parte das diversas diretorias, proporcionando apoio para que o ISB Brasil chegasse à posição de destaque em que se encontra hoje.

 

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