Realizada com mais de 500 empresas brasileiras e com o objetivo de apresentar um panorama completo sobre o mercado de benefícios, o estudo trouxe a percepção das empresas sobre temas relacionados aos produtos de Seguro de Vida, Planos de Saúde e Planos Odontológicos, tais como: A presença dos benefícios nas empresas; Avaliação dos gestores de RH em relação aos Benefícios; Processo de contratação dos benefícios; Impacto da pandemia no setor de Benefícios e o Relacionamento com os fornecedores, operadoras, empresas corretoras de seguros e profissionais corretores de seguros.
De acordo com Carlos André Cordeiro, Vice-Presidente e Diretor de Pesquisa do ISB Brasil, “a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira qualitativa, com foco na compreensão de comportamentos e atitudes dos gestores em relação ao mercado de seguros e benefícios. A partir dos dados colhidos durante a primeira etapa, posteriormente, na segunda fase, foi realizada uma etapa quantitativa, descritiva, por amostragem”.
100% dos participantes da pesquisa são responsáveis pela contratação de benefícios dentro da empresa, sendo 82% gestores de RH e os demais nas áreas administrativas, diretoria, etc. O porte das empresas foi divido entre até 100 funcionários, até 499 funcionários e acima de 500 funcionários, representando 39%, 38% e 23% dos entrevistados, respectivamente.
Entre os resultados apresentados, o nível de satisfação com os serviços prestados pelos fornecedores representa: Seguro de Vida 85,7%; Planos de Saúde 83%; Plano Odontológico 79,5%.
Outro destaque apresentado no dia foi a importância das redes sociais na busca por informações sobre a área de benefícios, mostrando o Linkedin com 26,3%, muito próximo aos meios de comunicações tradicionais.
O relacionamento com os corretores também foi um dos resultados apresentados, trazendo questionamentos como: “O corretor / consultor é essencial no processo de contratação de um fornecedor de benefícios?” ou então “A participação de um corretor/ consultor não onera o custo dos benefícios contratados?” Confira os resultados abaixo:
Por fim, Carlos André Cordeiro apresentou como a pandemia impactou nas revisões de contratos de benefícios. Confira abaixo:
O Diretor concluiu reforçando que os dados apresentados são apenas alguns dos resultados de um estudo muito mais amplo, que será em breve entregue aos associados do ISB Brasil.
Como encerramento, o evento contou ainda com a participação do Dr. Norman de Paula Arruda Filho, membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU, que palestrou sobre sustentabilidade, destacando a importância da pesquisa para um desenvolvimento sustentável e como isso pode agregar valor às empresas e aos corretores.
Confira o evento na integra no canal do Youtube do ISB Brasil ou logo abaixo: