Nos últimos meses, o ISB Brasil promoveu diálogos sobre as recentes mudanças e o futuro dos planos de saúde no país, seja em eventos próprios ou em uma série de participações em podcasts.
Um dos pontos abordados foi o desafio das operadoras em lidar com o “envelhecimento” dos usuários. Conforme a população envelhece, aumenta a demanda por serviços médicos, elevando os custos operacionais. Em participação no Podcast O Corretor, o Vice-presidente do ISB Brasil, Carlos André Cordeiro, o Diretor de Saúde, Marcelo Polato, e o convidado especial Rafael Karan Salin, da corretora associada Rota Seguros, destacaram a importância de investimento em programas preventivos para garantir a saúde dos usuários em longo prazo. Isso não só melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas também reduz os custos com tratamentos de doenças crônicas.
Polato e Rafael ainda destacaram a importância da informação, capacitação e trabalho conjunto para as operadoras se manterem sustentáveis, enfatizando a necessidade de compreender as demandas do cliente e também se adaptarem às novas realidades.
Além disso, os podcasts também discutiram as razões para o aumento dos preços dos planos de saúde. Sandra Regina Odeli, Acadêmica e Vice Coordenadora da Cátedra de Atuária da ANSP, destacou que, além do envelhecimento da população, o impacto de síndromes como por exemplo o autismo tem contribuído para o aumento dos custos. O tratamento e o suporte para essas condições podem exigir recursos significativos, o que impacta diretamente no valor dos planos. As operadoras precisam encontrar um equilíbrio entre oferecer serviços de qualidade e manter os preços acessíveis.
Sandra concluiu com uma breve análise sobre as perspectivas para o futuro e o impacto da Provisão para Insuficiência de Contraprestação.
Os diálogos promovidos pelo ISB Brasil têm sido fundamentais para fomentar uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades no setor de saúde suplementar. Esse foi um dos temas da última Quinta com Benefícios, confira o evento na íntegra no link abaixo: