ISB Brasil realiza Grupo Focal com assessorias de seguros

Encontro é parte do processo de desenvolvimento da pesquisa para o Troféu Pinhão de Ouro 2024

No dia 14 de maio, o ISB Brasil realizou um grupo focal com assessorias de seguros, que contou com representantes do Instituto, especialistas em pesquisas e profissionais do mercado de seguros, além dos representantes das assessorias convidadas. De acordo com Joceli Pereira, diretora de pesquisa do ISB Brasil, o encontro é parte do processo de devolutiva do aspecto qualitativo da pesquisa do Troféu Pinhão de Ouro 2023, buscando compreender e disseminar o papel das assessorias de seguros.

Andrea Pedroso, da Brokers Place, participou do grupo focal e destacou que o encontro foi significativo para o mercado. “É de suma importância que as assessorias estejam unidas e transmitam aos clientes e corretores nosso verdadeiro papel no ramo securitário. Ainda que não sejamos intermediários entre clientes e corretores, devemos deixar claro que somos executivos comerciais das seguradoras parceiras, com as mesmas obrigações. Durante o encontro, conseguimos também esclarecer ao corpo diretivo do ISB a distinção entre nós, representantes e plataformas, sendo a principal diferença o fato de não sermos e não devermos ser corretores de seguros, mas sim termos nosso CNAE vinculado a serviços de escritório, consultoria, intermediação e agenciamento de serviços.”

Marcelo Passini, da London Assessoria de Seguros, também esteve presente e lembrou que em diversos estados existe a ACONSEG (Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria), entidade que reúne as assessorias de seguros como forma de organizar as operações do setor. Marcelo ainda destaca que o encontro foi importante para esclarecer a função da assessoria e desmitificar eventuais dúvidas. “Hoje podemos dizer que a assessoria é uma sucursal terceirizada de uma seguradora, que atende o corretor na venda, durante o sinistro ou qualquer situação que ele necessite”, concluiu.

O grupo focal visou ainda aperfeiçoar a pesquisa do Troféu Pinhão de Ouro 2024 e garantir resultados ainda mais assertivos. Para Tina Rocha, da Santa Ritta Assessoria, foi uma discussão necessária, que está alinhada com a proposta do ISB Brasil de desenvolver e orientar o mercado de seguros, principalmente no quesito de seguradoras de benefícios. “Hoje, há uma interpretação equivocada do papel das assessorias, plataformas, grandes brokers e suas variações. Com esse diálogo, o ISB busca um entendimento assertivo da classe para que o Troféu Pinhão de Ouro seja claro em relação a cada categoria premiada.”