Presidente do ISB Brasil defende regulação sustentável do sinistro

Joceli Pereira participou do webinar “Entidades debatem Tendências dos Seguros de Pessoas”, organizado pelo CVG-SP

 

A presidente do Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil), Joceli Pereira, participou, na última semana, do webinar “Entidades debatem Tendências dos Seguros de Pessoas”, organizado pelo CVG-SP e que reuniu sete entidades da área de seguro de pessoas: CSP-BA, CSP-MG, CVG-ES, CVG-RJ, CVG-RS, CVG-SP e ISB .

Na visão de Joceli a regulação do sinistro precisa ser sustentável do início ao fim e a tecnologia vem para ajudar e garantir que isso se efetive na prática. “Já aconteciam alguns movimentos da tecnologia a serviço do processo de regulação de sinistro, mas, com a pandemia, virou a chave de um dia para o outro. Considerando que o sinistro tangibiliza esse conceito de entrega, nós precisamos aproveitar todos esses avanços que tivemos nesse período para que eles continuem e ocorra a disruptura em todo o processo de regulação de sinistro”, afirma, ressaltando que é necessário  aprofundar a discussão pois, além da tecnologia, é preciso estar atento às regras de compliance e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

No encontro, Joceli também destacou a importância da formação profissional e da pesquisa no segmento de benefícios. “Hoje, temos muitas instituições preocupadas com a formação profissional no segmento de benefícios e em pessoas. Entretanto, mais que participar de cursos é necessário que o profissional e as entidades que proporcionam as capacitações estejam voltadas para a produção de conhecimento e o fomento de pesquisas”, diz, reforçando que no dia a dia da atividade securitária, há um conteúdo empírico muito rico que precisa ser sistematizado, transformando todos em protagonistas. “Consolidando o protagonismo, vamos consolidar a inovação no dia a dia e proporcionar não só o desenvolvimento profissional, mas o desenvolvimento da cultura de benefícios.

Hoje, nosso consumidor está mais atento, antenado e exigente. Então, o profissional do seguro de benefícios precisa estar atento também e com uma formação adequada”, finaliza.