Um em três trabalhadores gostaria de receber plano de saúde como benefício em 2020

Levantamento realizado em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo, criado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, aponta que, em 2020, 29,4% dos trabalhadores gostariam de receber um plano de saúde da empresa em que trabalham, e que 40,6% dos entrevistados deseja ter mais qualidade de vida neste ano.

O estudo, que coletou cerca de 57 mil respostas de profissionais durante o mês de janeiro de 2020, apontou ainda que quando questionados sobre qual tipo de benefícios gostariam de receber neste ano, os brasileiros também escolheram: auxílio para cursos de aprimoramento profissional (25,3%); cursos de idiomas (21,7%), plano odontológico (21,2%), cartão combustível (18,1%), auxílio para prática de atividade física (16%), auxílio farmácia (15,7%), bônus (12,2%), descontos e parcerias (10,7%), dias de folga (9,9%), auxílio-creche e programas de apoio psicológico (9,2%),cartão refeição e alimentação (9%), horário flexível (8,9%), cartão cultura (8,6%), massagem (8,5%), programas de educação financeira (8,3%), ginástica corporal (5,9%), previdência privada (5,6%), home office (5,2%), utilização de veículo da empresa (4,7%), happy hour (3,4%), vale-transporte (3%), dress code flexível (1,4%) e outros (1%).

Já entre os demais desejos dos trabalhadores para este ano, estão: ser promovido (31,1%), assumir novos desafios (31%), ser mais reconhecido (25,3%), receber um bônus maior (16%), abrir o próprio negócio (14%), trocar de emprego (7,4%), tirar um ano sabático para lazer ou estudos (4,3%), se aposentar (3,2%), arrumar um emprego (para os que não possuem) e outros (1,5%).

Muitos profissionais ainda comprometem parte da sua renda mensal com o pagamento de planos de saúde, sendo que este valor poderia ser investido em outras atividades em prol de sua qualidade de vida, desejo de grande parte dos brasileiros para 2020. Os custos com saúde são o segundo maior de uma empresa. Entretanto, benefícios como plano de saúde, odontológico ou de vida são os mais desejados pelo trabalhador brasileiro, explica Claudia Rizzo, gerente de Soluções de Saúde da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do país e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar dados de mercado e aqueles gerados pela próprio Sodexo em informação de utilidade pública e que possa guiar transformações sociais e econômicas no país.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, foram publicados estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. Todos os conteúdos e novidades estão disponíveis por meio do portal da companhia e também nas redes sociais da marca Sodexo.